Vidro Temperado

O vidro temperado Blindex® é fabricado a partir do vidro float convencional, por isso possui todas as suas características tais como transparência, coloração e paralelismo nas faces.

É produzido através de tratamento térmico, denominado têmpera, que confere ao produto resistência mecânica a flexão a impactos muito maiores que a do vidro convencional, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem, suportando variações de temperatura de até 227°C, conforme ABNT NBR 14698:2001.

A finalidade da têmpera é estabelecer tensões elevadas de compressão nas zonas superficiais do vidro, e correspondentes altas tensões de tração no centro.

As características de segurança do vidro temperado Blindex® consistem em elevada resistência, cerca de 5 vezes maior que a do vidro comum e na forma como se fragmenta, em caso de quebra.
Ao quebrar-se, o vidro comum (tecnicamente chamado de monolítico) produz fragmentos grandes, pontiagudos e muito cortantes. Já o vidro de segurança temperado Blindex®, quando se quebra, é fragmentado em pedaços pequenos, arredondados e muito menos cortantes se comparados ao vidro de comum, aumentando significativamente a segurança oferecida pelo produto e garantindo a integridade física do usuário (ABNT NBR 14698:2001).

O vidro temperado é fabricado a partir do vidro comum (float) mantendo todas as suas características: transparência, coloração, paralelismo nas faces, entre outros. Considerado um vidro de segurança, o Vidro Temperado é cinco vezes mais resistente a choques térmicos, altas temperaturas (diferenças de temperatura de até 200ºC), impactos e flexão do que um vidro comum de mesma espessura. Em caso de quebra, fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes, que podem ser removidos com maior facilidade e segurança. Por ser mais resistente, pode ser utilizado em aplicações estruturais sem a necessidade de caixilhos. O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para depois ser resfriado bruscamente.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Solicite seu orçamento

Entraremos em contato em instantes!


[tracking-info]

Solicite seu orçamento agora
Solicitar Orçamento
Cotação por WhatsApp
Clique aqui
Orçamento Rápido